Guilherme Ribeiro Carvalho

Arquitetura, Design e tecnologia.

Celulares Android já saem da loja infectados com vírus.

Celulares
Tecnologia

Celulares android são infectados com virus no processo de preparação antes da venda ao usuário final.

O centro de prevenção de ameaças a dispositivos móveis da empresa Check Point detectou em 36 dispositivos Android provenientes de grandes empresas multinacionais do ramo de telecomunicações já estarem infectados com vírus no momento da venda. Ou seja, pré-instalado de “fábrica”.

Como o esperado é que quando se compre um aparelho novo ele esteja limpo, os usuários correm o risco de terem seus dados roubados, pois já estão infectados e nem sabem disso.

De acordo com as descobertas, os vírus já estavam presentes nos dispositivos mesmo antes dos usuários os receberem. Os aplicativos maliciosos não são parte do pacote oferecido pelo fabricante, mas foram inseridos em alguma etapa durante o processo de compra e preparação que todo celular passa antes de ser vendido ao usuários final.

Para se ter uma ideia do problema, os vírus foram adicionados por alguém com privilégios do sistema, isso significa que mesmo que o usuário queira, ele não consegue remover o vírus. Uma das soluções sugeridas é de a primeira coisa a se fazer ao pegar o celular é recuperar os ajustes de fábrica, pois dependendo do vírus, ao ativar o aparelho, o vírus “penetra” dentro do sistema, dificultando a sua retirada.

A maioria dos vírus que foram encontrados nos celulares são do tipo que rouba informações ou que exibe propagandas. Um deles foi o Slocker, um vírus que criptografa os dados do seu celular e depois pede resgate para descriptografar.

O mais surpreendente foi o fato de terem encontrado o vírus Loki. Um tipo de vírus que ativa diversos componentes do celular até tomar controle total, tornando impossível remove-lo.

O risco do vírus pré-instalado

Os usuários deveriam evitar sites suspeitos e baixar aplicativos apenas de lojas de aplicativos confiáveis. Mesmo tendo estes cuidados não os deixa livre de problemas. Se o vírus já estiver instalado todos os usuários estarão com seus dados comprometidos.

A descoberta de vírus pré-instalados faz soar o alerta vermelho sobre a segurança de dados móveis. Usuários podem inadvertidamente receber seus dispositivos já com a segurança de seus dados comprometida, ou seja, compraram gato por lebre.

Então instale um antivírus confiável

Leve isso como alerta, pois provavelmente todos os dispositivos android devem estar infectados com algum tipo de vírus. Já quem tem um dispositivo iOS pode ficar tranquilo, pelo menos por enquanto.

Fonte: site da Check-point